domingo, 13 de junho de 2010

"A Teoria Contábil e a Contabilidade"

Teoria contábil e um conjunto de princípios e conceitos, que serve como ponto de referência no campo do conhecimento da contabilidade. As teorias em geral são compostas por palavras e símbolos e não têm uma forma física.


O objetivo da teoria desempenha um papel importante em qualquer campo e atualmente muitos lideres nas organizações passaram de ser somente um contador para grandes gestores em tomadas de decisões. A utilidade das teorias mais importantes em qualquer campo de investigação é que ela é uma fonte de novos conhecimentos como eles mudam com novas perspectivas de pesquisa contínua em qualquer campo particular pelos pesquisadores, que são reconhecidos pela profissão por causa de sua expertise, a integridade, a experiência e do conhecimento nesse campo. Analisando no contexto, a contabilidade tem teorias para que ele possa desenvolver novos conhecimentos continuamente como em outros campos como a ciência, ciências sociais, psicologia etc.

Na teoria a principal função do contador são as informações geradas para as empresas, de forma o contador seja o transmissor das informações contábeis. O contabilista é influente em informações de identificação de objetivos econômicos, e ao mesmo tempo ele também é afetado pelo ambiente da empresa. Os receptores da informação contábeis interpretam essas informações sobre a empresa e, em seguida, tomam as decisões. Os profissionais de contabilidade são regidos por convenções e autoridade. Ou seja, os seus procedimentos contábeis e políticas contábeis são largamente determinados pelas convenções e autoridade. Além disso, os pesquisadores de contabilidade, como em qualquer outro campo desenvolver teorias contábeis pelo estudo sistemático na área de contabilidade.

Saindo da teoria e falando do profissional contábil, podemos dizer que o contador do presente está saindo na frente dos antigos contadores, no ponto de vista que devido ao avanço tecnológico, aqueles que não se atualizarem perderam mercando para os novos formandos, onde um dos objetivos das universidades são formas profissionais qualificados e atualizados, pois, o próprio mercado estão cada vez mais exigente.


Com o avanço da tecnologia, torna-se necessário, então, que a classe contábil se conscientize da necessidade em se adaptar às novas mudanças, pois as condições de trabalho são favoráveis marginalizando o processo de desenvolvimento tecnológico. A tecnologia da informação passa a ser a principal preocupação do contador modelo, podendo representar uma oportunidade ou uma ameaça aos contadores. A informática é uma das mais poderosas conquistas para a contabilidade, pois permite que a informação seja obtida em tempo hábil.

Finalizando o contador deverá ser um profissional generalista, sendo, portanto, capaz de compreender assuntos relacionados não só a respeito da área contábil, mas sim de diversas áreas das organizações, assim poderão produzir informações úteis para auxiliar de forma efetiva, os tomadores de decisões.
Considerando o novo perfil dos profissionais da contabilidade, a perspectiva é de que as atribuições fossem além do simples ato de escriturar e elaborar demonstrativos contábeis, pois ele participará ativamente da tomada de decisões, fazendo, desta forma, que o setor contábil não seja apenas a contabilidade, mas sim o centro de informações e instrumentos de apoio gerencial.
Para que o contador possa atingir os objetivos de hoje face o avanço tecnológico ele deverá reformular seu perfil profissional, passando de uma posição subvalorizada e acomodada para uma do tipo pró-ativa e visionária. O reflexo desta iniciativa será o maior reconhecimento pela sociedade, dos serviços prestados pela classe contábil. Torna-se inegável que a contabilidade vem abrindo novos caminhos e conquistando a valorização profissional do contador, tendendo ser essa a grande profissão nesta década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário